No momento, você está visualizando ETNOTURISMO

ETNOTURISMO

Comunidade Kawê comemora 15 anos de criação com muita festa e atrações para os turistas

Vists da comunidade Kawe da Serra das 3 Cruzes, na fronteira com a Venezuela. Foto: Renato Guariba

A comunidade indígena Kawê, localizada dentro da Terra Indígena Raposa Serra do Sol no município de Pacaraima, está comemorando 15 anos de criação com uma vasta programação festiva. O XIIIº Festejo da Comunidade será realizado nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2023.

A ocasião deve servir de palco para a celebração da sua diversidade cultural, os projetos e nossa resistência pelos seus direitos. Durante dois dias os visitantes poderão acompanhar competições de futebol, corrida de cavalo, campeonato de arco e flexa, Mini-Maratona Miang e aquele tradicional forró que não pode faltar, ao fim de cada dia de festa.

Kawê é uma das comunidades que está na Rota do Etnoturismo em Roraima, e os visitantes poderão aproveitar para desfrutar dos atrativos naturais da comunidade, que oferece uma experiência repleta de cachoeiras e igarapés, um lugar indicado para os amantes das trilhas que gostam de explorar a natureza.

Os roteiros podem incluir uma subida a Serra das 3 Cruzes, que dá uma visão panorâmica de todo o vale onde a comunidade está situada, bem próxima ao marco que divide o Brasil da Venezuela. Lá o turista vai se apaixonar se apaixonar pelo belo pôr do sol e a imensidão da Gran Sabana. Outra pedida é conhecer a cachoeira da Prima Vera, distante 3,5 da sede, que poder ser feito a pé dentro da mata nativa, curtindo a fauna e a flora local, até se deliciar com a beleza da cachoeira de águas límpidas e frias. Outra opção é a cavalo e de carro, vai do gosto do cliente.

A cachoeira é um deslumbre para os olhos, ela corta a estrada, e de longe já se ouve o barulho da água que se precipita de uma altura de 30 metros, formando uma bacia natural na base, com águas límpidas e frias. É um convite ao deleite.

Cachoeira da Prima Vera, uma das atrações da Comunidade Kawê. Foto: Renato Guariba

É bom aproveitar o tempo para conhecer o sítio da Cachoeirinha, que possui uma queda d’água em forma de laje, com cerca de 10 metros de altura. É um local aconchegante para o merecido repouso após as atividades do dia. Ali, podese desfrutar de uma comida quentinha e degustar o legítimo café Imeru, 100% orgânico e produzido pelos indígenas, acompanhado do melhor queijo, ambos produzidos no local. Para os mais ousados, vale o convite para uma visita a Cachoeira da Onça, por ter um dos acessos mais difíceis, distante 11 km da vila, com um paredão de pedra e quedas d’água de tirar o fôlego, um percurso até a Serra da Vitória, nas proximidades da comunidade.

Abaixo a programação da festa

DIA: 10/02/23 – SEXTA-FEIRA

Abertura: 7:30AM – Apresentações Culturais; fala das Lideranças; sorteio de equipes de futebol de campo Feminino e Masculino;

8:00 – Início do jogo de futebol de campo, Feminino e Masculino.

9:00 – Início das modalidades: corrida de saco, cabo de guerra e corrida de limão na colher; 10:00 – Início da inscrição para a corrida de cavalo;

12:00 – Intervalo para o almoço;

14:00 – Início do Torneio Arco e Flexa;

14:30 – Início da Corridas de Cavalo;

15:00 – Início do jogo de dominó;

18:00 – Apresentações do grupo jovem;

19:00 – Apresentação do grupo da Igreja Evangélica;

20:00 – Início do desfile da Escolha da Rainha do Festejo;

22:00 – Apresentações das Bandas de Forró

DIA: 11/02/23 – SÁBADO

7:30 – largada da Mini-Maratona Miang, concentração na Rotatória de bairro Jardim Florestal; 8:00 – Início das finais do Futebol Feminino e Masculino;

10:00 – Início da Corrida de Tora;

12:00 – Almoço

14:00 – Final do torneio Arco e Flexa;

14:30 – Final da Corrida de cavalo;

16:00 – Início da Brincadeira Pau de Sebo;

18:00 – Entrega das Premiações;

21:00 – Concurso de xote e pé de serra;

22:00 – Apresentação das bandas e Encerramento.

Informações: 99134 82 47 – Karol ou 99130 1553 – Ana

Deixe um comentário

5 + fourteen =