Nos dias 14,15 e 16 de agosto, a “turma do samba”, realizou o maior seminário da história recente do desfile das escolas de samba de Manaus. O evento aconteceu no Palacete Provincial no centro de Manaus.
O Foco
Com o foco na análise do carnaval de 2024 e provocação nas perspectivas para o desfile em 2025, presidentes e representantes das escolas de Samba dos Grupos Especial, Acesso A, B e Experimental, debateram soluções para a melhoria e fortalecimento do Carnaval da Floresta 2025.
Para Andrew Lobo: “a participação dos representantes das Escolas de Samba nos três dias de seminário é a resposta dos grupos de que estamos caminhando na direção correta, para garantirmos a execução de excelente desfile em 2025, afirma confiante o presidente da Sem Compromisso.
Programação
Na programação, palestras como Importância do Carnaval durante o ano inteiro para as escolas e suas comunidades, com Laio Lopes; Tradição e Herança Cultural – a importância Econômica da Indústria do Carnaval, com Daniel Sales; Análise dos Problemas de Sustentabilidade do Carnaval como indústria durante o ano – Calendário de Eventos com Direcionamento ao Público infantil e cadeia produtiva do Carnaval, com João Fernandes Neto. Serviram de base para os assuntos propostos nas discussões das mesas.
Para Glaucio Coelho, presidente da Tradição Leste: “Ter a participação de pessoas não ligadas diretamente ao movimento do samba no seminário, nas palestras, nos fez avaliar melhor o mercado consumidor do nosso trabalho na cultura popular”.
Informações importantes
A informação mais técnica para melhorar a comunicação entre os realizadores do desfile do carnaval de Manaus como a palestra sobre Logística de Trânsito pelo IMMU durante a realização do Carnaval; Elaboração de Plano de Trabalho, Prestação de Contas e Emendas Parlamentares; Transferências Voluntárias; Possibilidade de Antecipação do Recurso ou Repasse de 2 parcelas, Orientações sobre Prestação de Contas e Cadastro de Fomento no SIGED.
Segundo o presidente da Legião de Bambas, Carlos Fausto- (Barquinho). “O seminário me deu a oportunidade de esclarecer várias dúvidas que me incomodou durante anos, é o Carnaval na Floresta mais forte”
Mediador
Alguns assuntos mereceram mais atenção do mediado Ewerton Almeida, que soube conduzir e equalizar a fala dos assuntos polêmicos como: Escolha dos Jurados, a presença de menores de idade no carnaval, liberação de alimentos e bebidas durante o desfile das escolas de samba e as diretrizes para a participação do grupo experimental no carnaval de Manaus.
Chegamos no seminário meio que o primo pobre do carnaval, e estamos saindo com Escolas de Samba, que movimenta uma comunidade, que faz parte do cenário cultural da cidade e do Carnaval da Floresta: desabafa Jefferson Coelho–presidente do GRES do Amor, do grupo Experimental.
Escolas praticantes do seminário de análise e perspectivas para o Carnaval das Escolas de Samba 2025
Grupo Especial
- GRES Sem Compromisso
- GRES Vitória Régia
- GRCES A Grande Família
- GRES Reino Unido da Liberdade
- GRES Vila da Barra
- GRES Unidos do Alvorada
Acesso A
- GRES Meninos Levados
- GRES Beija-Flor do Norte
- GRES Império do Hawaí
- GRES Acadêmicos da Cidade Alta
- GRES Presidente Vargas
- GRES Mocidade Independe do Coroado
- GRES Unidos da Cidade Nova
- GRES Tradição Leste
- GRES Dragões do Império.
Grupo Acesso B
- GRES Unidos do Coophasa
- GRES Mocidade Independente da Raiz
- GRES Legião de Bambas
- GRES Gaviões do Parque
- GRES Ipixuna
- GRES Império do Mauá
- GRES Leão do Barão Açu
- GRES Primos da Ilha
Grupo Experimental
- GREMI Diamante Negro
- GRES Acadêmicos do Rio Negro
- GRES Imperatriz Manauara
- GRES Acadêmicos do Planalto
- GRES Mocidade da União
- GRES Império do Cajual
- GRES Do Amor
- GRES Marquesa Imperial
- GRES União Leste